top of page

Passo a passo para construir um roteiro de podcast de sucesso

7 milhões em 24 horas. Isso foi o faturamento de uma empresa que aprendeu como montar um roteiro de podcast de sucesso. Um resultado que de fato você não vê todo o dia. Você pode estar pensando então que essa empresa fez algo de dimensões gigantescas, mas e se eu te contar que foram apenas 30 dias produzindo pequenos episódios de 40 minutos, você acreditaria? O segredo para um sucesso fulminante como esse é o domínio do tema que será tratado e principalmente a boa formulação de um roteiro. Mas se você não faz a menor ideia de como construir esse roteiro do zero, esse post foi feito para você, já pega o bloco de notas e vai anotando nossas dicas. Para saber mais afundo sobre os demais processos que envolvem a formulação de um podcast e para conhecer a nossa sala disponível para locação acesse o link (https://www.hubsocialfloripa.com.br).


Vamos começar com o básico, o que é um roteiro? Você saberia me dizer? De modo simples o roteiro é o guia básico para o seu podcast.

Vamos fazer uma analogia, quando você está em uma cidade desconhecida e acaba se perdendo do caminho você necessita de um mapa para se localizar diante daquele cenário e identificar os pontos de referência. Da mesma maneira funciona um roteiro, nele você terá como seus “pontos de referência” as perguntas que serão feitas, os assuntos que você irá abordar, a minutagem do episódio, a trilha sonora, enfim toda a estrutura de funcionamento do seu episódio do podcast que faça vocês encontrar no momento em que a câmera der play.


Sendo prática o roteiro é mais do que fundamental se você quiser realizar um podcast, ele é o coração do projeto. Sendo assim, o roteiro é a peça mais importante porque é nele que você irá conseguir visualizar se o episódio tem um conteúdo de valor ou não.

Os tipos de roteiro que você pode montar são 3: painel, informativo e individual. Bora entender um pouquinho melhor sobre eles?


O estilo painel, pode ser caracterizado quase que como um debate aberto, visto que funciona como uma mesa redonda, em que todos têm o seu espaço para falar, com tempos definidos ou não. Exige dessa maneira uma organização melhor do anfitrião, pois terá que pensar em um roteiro que funcione na logística de um debate.

O Podcast do canal Spotikins –apostamos que você já viu algum capítulo- é um ótimo exemplo. É apresentado por dois anfitriões e costuma trazer convidados com visões de pensamento contrárias para debater temas da atualidade.


Já o estilo Informativo, é parecido com os jornais da manhã que você já deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida. Tendo assim uma pegada mais informativa, com um tom jornalístico, apresentando notícias do dia a dia ou novidades do nicho do anfitrião.


O individual é o mais solitário, porém o que demanda menos burocracia no sentido de conciliar agendas. Porém nesse caso o apresentador precisa se manter confiante e ter uma desenvoltura dinâmica e espontânea para tornar do monologo uma conversa com os ouvintes. Uma dica para esse gênero de podcast é que seja transmitido ao vivo para que tenha a interação com os espectadores. Um exemplo parecido com isso é o quadro da Youtuber Gabriela Fadel que tem em seu canal um quadro chamado “Gabi me ajuda! ”, na qual ela traz histórias reais, recebidas por e-mails para entreter a sua audiência.


Agora uma pergunta comum nesse âmbito: existe um roteiro que funcione melhor ou que gere mais engajamento e visualizações? A resposta é não, o roteiro ideal é o que supre as necessidades da sua audiência. Entretanto se for seu primeiro podcast e você^ não tiver uma análise definitiva da sua audiência, pode se inspirar em podcasts já conhecidos e com estrutura validada. Você também pode se inspirar em uma estrutura básica de um roteiro de vídeo no YouTube. E sim, é normal nos inspirarmos em conteúdo das plataformas para aplicarmos isso em um podcast, afinal, tudo isso faz parte do âmbito do conteúdo digital.

Caso você queira se inspirar pode usar esse modelo que vamos disponibilizar agora para fazer um episódio teste.


ABERTURA: Olá, está começando mais episódio do podcast Empreender, a CEO que habita em mim, saúda a CEO que habita e, você. Hoje nós vamos ter como foco principal da conversa ( X assunto) e por isso convidamos a especialista (X especialista do seu nicho);


APRESENTAÇÃO: Apresentação tanto dos anfitriões como dos convidados. Eu me chamo X, trabalho com criação de conteúdo em Y nicho, e por aí vai;


MOMENTO PERGUNTAS DO ROTEIRO: separe de 4 a 6 perguntas para realizar durante a entrevista com os convidados. Uma dica é pesquisar um pouco sobre a trajetória e vida do convidado para não se sentir perdido em que assuntos abordar;


MOMENTO FUGA DO ROTEIRO: É importantíssimo que você tenha momentos espontâneos e que não sejam calculados durante o seu podcast, justamente para transmitir um tom de naturalidade ao programa. Se você se manter estritamente focada no roteiro vai soar de forma mecânica e não conseguirá conectar as pessoas ao seu talk show;


ENCERRAMENTO: após as perguntas serem respondidas, e a conversa encerrada, você pode partir para o encerramento. Agradecendo a presença do convidado, pedindo para divulgar as suas redes sociais e já aproveite o gancho para divulgar as suas.


Essas foram as dicas de hoje, espero que tenham gostado, e não esqueçam se precisarem de um ambiente único e bem equipado para a gravação do seu podcast, pode contar com a Hub Social Floripa!


242 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page