Podcasts se popularizaram, caíram no gosto da galera e já têm um público fiel. Para muitas empresas, são uma forma de aproximação e canal de entrega de conteúdo de valor para seus seguidores. Mas, não é só isso, de acordo com o eMarketer, os gastos projetados com publicidade em podcast ultrapassaram US $ 1 bilhão em 2021. Na Hub Social contamos com um estúdio de podcast com uma estrutura profissional para garantir a qualidade audiovisual que o seu projeto merece (você pode saber mais sobre os estúdios clicando nesse link aqui https://www.hubsocialfloripa.com.br). Porém, é preciso conhecer e planejar antes de começar a gravar. Por isso, vamos a alguns passos essenciais de como fazer um podcast que prenda a atenção da sua audiência! Então já pega o caderno de anotações e a caneta e vem conferir 3 dicas infalíveis para você montar seu próprio podcast!
1️⃣- Determine o seu público alvo
Essa primeira etapa é primordial para que seu podcast atinja o sucesso esperado. Que consiste basicamente em identificar quem é aquela pessoa que está disposta a ouvir e engajar-se com o conteúdo criado, que irá depender do formato e da plataforma em que você decidir compartilhá-lo.
Se você pular essa etapa e não dedicar um tempo para definir o público alvo, suas necessidades e suas preferências correrá um sério risco de gerar conteúdos que não atraem ninguém. Definir seu público-alvo é sinônimo de definir seu nicho de mercado. Portanto, você deve especificar o tema ou categoria do seu podcast desde o início. Uma dica extra é sobre o alto potencial de fidelização do podcast já que ouvir a voz de alguém é diferente de ler um texto. Assim, criar sua própria personalidade é fundamental. O tom da voz, as brincadeiras, as frases e os jargões ficam muito caracterizados.
2️⃣- Defina o formato do seu podcast
Se você consome esse tipo de conteúdo com frequência, provavelmente já sabe que existem diversos formatos. Desde programas de bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo, dentre outros. Mas, além disso, é fundamental falar sobre algo que você domine. Por isso definir um, entre os diversos formatos de podcast disponíveis, é a primeira decisão a ser tomada na hora de criar seu programa em áudio. Esta é realmente uma escolha importante, já que o modelo e a estrutura narrativa definem a identidade do programa. Imagine se o seu podcast preferido mudasse o tom de voz de uma hora para outra. Ele perderia completamente a essência, não é mesmo?
Outros pontos importantes são definir a duração do seu podcast, determinar a periodicidade e estabelecer um cronograma de publicação do programa.
3️⃣- Grave o seu podcast
O conteúdo é rei no podcast, mas não tem como alcançar o sucesso sem equipamentos adequados. Afinal, ninguém quer ouvir um programa com áudio ruim ou cortes mal feitos, não é? É necessários ter para suas gravações equipamentos de audiovisual de qualidade para garantir que todo o seu planejamento e organização não vá por água abaixo na etapa mais importante: gravar. O estúdio de podcast da Hub Social Floripa foi cuidadosamente planejado para que você conduza seu podcast em um ambiente decorado, além de contar com cadeiras confortáveis para você e seus convidados se sentirem em casa. Tudo para que você e crie materiais sonoros fantásticos em um ambiente criado para estimular e conduzir a sua criatividade.
Entender como fazer um podcast não é um bicho de sete cabeças, né? Então, comece a planejar os temas e os conteúdos que você pode abordar e como estruturar tudo isso. Para finalizar, gostaríamos de saber se você gostou do post e se já fez, ou faz, podcast. As dicas ajudaram de alguma forma? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários!
Se quiser mergulhar mais a fundo nas possibilidades de criação de um podcast de sucesso, acesse o link para falar conosco (https://www.hubsocialfloripa.com.br/contato)!
Comments