top of page

Os equipamentos essenciais para uma boa transmissão ao vivo

Nos dias atuais vivemos na era das lives, principalmente após o boom da pandemia, somos atingidos diariamente por inúmeras notificações e convites para novas transmissões ao vivo. Mas quando paramos realmente para observar, não é toda a live que remete a estrutura e a qualidade de uma transmissão ao vivo profissional. Algumas tem problemas estruturais, outras erram feio na captação de imagens e do som de qualidade, e a maioria parece não saber o que está fazendo.

Fazer uma transmissão ao vivo requer além da experiência, planejamento e conhecimento técnico para realizar uma transmissão ao vivo bem estruturada. É necessário sempre trabalhar com equipamentos e profissionais específicos direcionados para cada momento da transmissão.

Seja você um criador de conteúdo, empreendedor digital, gamer ou um profissional de eventos, é de extrema importância se atentar a todos esses detalhes antes de divulgar uma transmissão ao vivo.


E você sabia que até as lives mais simples necessitam de um ambiente específico para apresentar um resultado final satisfatório? Engana-se quem acha que apenas com um smartphone e uma ring light será possível alcançar imagens nítidas que se comparem com os de uma câmera profissional ou aos áudios límpidos captados por microfones potentes para a equalização de ruídos.

Mas agora, sem mais enrolação, vem conhecer os equipamentos essenciais para realizar uma transmissão ao vivo profissional:

1- Câmera

Para você fazer uma live com uma resolução de dar inveja é imprescindível o uso de uma boa câmera. Um quesito importante é optar por uma câmera FULL HD. Assim, você consegue garantir que a qualidade da imagem da sua transmissão seja alta. Entre as marcas mais indicadas estão a Canon, Sonic e alguns modelos da Microsoft.

Caso opte por usar mais de uma câmera na captação de imagens um painel de controle se torna fundamental, é esse equipamento que possibilita fazer a seleção da tomada ou da câmera onde a transmissão ao vivo acontecerá. A mesa de corte de vídeo é a responsável por possibilitar: cortes secos, efeitos especiais e corte de áudio.


2- Iluminação

Um aspecto tão importante quanto possuir uma câmera profissional é ter acesso a uma iluminação de boa qualidade. Pense na experiência que o seu espectador terá, se o seu vídeo está escuro e com muita granulação, ou com iluminação excessiva, te deixando branco como um fantasma, há uma enorme possibilidade da audiência desistir de assistir. Por isso quando for utilizar iluminação artificial, é necessário ter cuidado para escolher bons equipamentos, e, no caso da iluminação natural, faça um teste para ver como a imagem se comporta no visor.


3- Microfone

Se a imagem já é importantíssima, o som talvez seja mais ainda. isso acontece porque a imagem pode passar por pequenas instabilidades, dependendo da conexão, mas ainda sim a live vai entregar conteúdo. Agora, se a qualidade da captação do som é ruim, o seu público pode não entender muito bem a mensagem que sua live tenta transmitir. Um microfone profissional vai tornar o seu conteúdo mais qualificado, principalmente para espectadores que usem headsets e fones de alta qualidade.


4- Tripé

Quem quer fazer uma live de qualidade, mantendo a câmera estável, vai precisar de um bom tripé. Há alguns modelos de tripé que são conhecidos pela sua qualidade como: Canon XA15; Magnus VT-4000 e Benro S7 Dual-Stage Video Tripod.

Além desses equipamentos é necessário um computador com uma boa capacidade e internet veloz. Como item opcional algumas pessoas podem optar pelo uso de teleprompter.


Muitas vezes não vale a pena para uma empresa ou um criador de conteúdo investir em todo esse equipamento. Com isso, contratar uma empresa que já trabalhe e tenha um espaço para transmissões ao vivo se torna uma ótima solução.

Contar com uma ajuda profissional é a melhor forma de evitar queda de internet durante a transmissão, a compra de aparelhos que não tem a qualidade necessária para a transmissão, entre outros problemas comuns.

Nós da Hub Social contamos com ambientes, equipamentos e profissionais capacitados para garantir que sua transmissão ao vivo seja um sucesso!





46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page