top of page

A luz perfeita para lives!

Quer deixar o seu conteúdo com aspecto muito mais profissional? Pois conheça a iluminação de 3 pontos, muito usada em publicidade e no cinema. Dê um passo na frente da concorrência e garanta uma qualidade superior nas suas lives e produções.


Pois bora aprender o que é iluminação de 3 pontos: Sistema formado por 3 fontes de luz, posicionadas sobre a pessoa a ser gravada. Cada uma dessas luzes recebe um nome específico: a luz principal, a luz de preenchimento e a contra-luz. Vamos a seguir analisar cada uma delas.


Luz principal:

Também conhecida pelos nomes key light, luz frontal, luz chave ou luz primária, é a luz mais importante das três, localizada à frente da pessoa a ser gravada. É ela que define a iluminação básica da cena. Na maioria das vezes utiliza-se aqui uma luz direta e concentrada (é o tipo de luz que se chama dura), causando, individualmente (quando só ela é acesa) sombras pronunciadas sobre o rosto da pessoa. O tipo de luz principal dura ou suave produzida pelo refletor é escolhido em função da atmosfera que se deseja dar ao personagem na cena. Enquanto a luz suavizada transmite sensações de calma e serenidade ao reduzir as linhas aparentes no rosto, a luz dura aumenta o tom dramático, ao reforçar a forma, textura e o relevo das expressões do rosto da pessoa gravada. Dentre as três luzes (principal / preenchimento / contra-luz), a principal é sempre a luz mais potente.



Luz de preenchimento:

Também conhecida pelos nomes fill light, luz lateral ou luz secundária, é a luz que localiza-se ao lado da pessoa que está sendo gravada. Tem a finalidade básica de suavizar sombras causadas no rosto da pessoa (olhos, nariz e pescoço) pela luz principal e de preencher os vazios que causam essas sombras, daí seu nome, preenchimento. Para obter este efeito, a luz de preenchimento é normalmente mais extensa, suave e difusa do que a luz principal. A luz de preenchimento deve ser posicionada no lado oposto ao da luz principal (se esta está à direita, posicioná-la à esquerda e vice-versa). Olhando-se de cima, a luz de preenchimento deve estar localizada a 60 graus.


Contra Luz:

Também conhecida pelos nomes backlight, rim light ou kicker, é a luz que localiza-se atrás da pessoa que está sendo gravada. Tem a finalidade básica de moldar o rosto dela destacando-o do cenário ao fundo e evidenciando a distância em que o mesmo se encontra em relação ao fundo. Após o posicionamento da luz principal, a contra-luz é a segunda luz a ser ajustada. É colocada diametralmente oposta à luz principal, como mostra a figura abaixo, ilustrando a vista de cima das duas luzes, da câmera e da pessoa a ser gravada. A intensidade da contra-luz deve ser maior ou menor, conforme as características particulares da pessoa que está sendo gravada.


Quer ver na prática como essas luzes funcionam?


Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa dessas dicas também.


Nos vemos na próxima!


103 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page