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Foto do escritorIvan Roberto

Como ganhar seguidores no Instagram sem gastar 1 real? Oito dicas quentes para te ajudar ainda hoje!



Conseguir seguidores de graça no Instagram é o desejo de criadores de conteúdo e marcas que trabalham na rede social. Interagir com os seguidores, entender como funcionam os algoritmos das redes sociais e postar em momentos estratégicos são exemplos dessas ações que, se colocadas em prática, podem levar a resultados positivos para um perfil.


A principal vantagem de ganhar seguidores organicamente é que os usuários estão mais engajados com a página. Por outro lado, quando os seguidores são comprados, o indicador diminui.


Mesmo sabendo disso, muitas pessoas e empresas compram seguidores para aumentar seus números em um curto período. No entanto, essa prática viola os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram e pode levar a suspensões de contas e outros danos.


Listamos 8 dicas para conseguir seguidores no Instagram de graça e de verdade. Vale lembrar que instruções não garantem resultados imediatos, é preciso paciência e perseverança.


1. Otimize sua biografia e perfil do Instagram.


A biografia do Instagram é uma das primeiras partes que os usuários encontram ao visualizar seu perfil. Se a pessoa concordar com o que você tem a oferecer, suas chances de visualizar suas postagens e seguir a conta nas redes sociais aumentam bastante.


Os espaços permitem 150 caracteres. Portanto, é necessário destacar as principais informações em poucas frases, definindo diretamente a finalidade do arquivo de configuração. Outra dica para otimizar seu currículo é adicionar um “call to action” no final da seção, seguido de um link clicável. Essa técnica, muito comum no marketing digital, envolve a criação de uma frase com um verbo imperativo para incentivar os usuários a realizarem uma ação. Por exemplo, “Conheça nossas soluções! ↓”.




Por isso é importante criar grades de fotos e vídeos com boa estética. Se possível, lembre-se de manter uma paleta de cores harmoniosa.





2. Publique com frequência e pontualidade.


As contas comerciais do Instagram têm acesso ao Insights, um recurso que exibe várias informações sobre o público de um perfil, como os dias e horários onde os seguidores normalmente estão online. Aproveite ao máximo esses dados e publique com frequência em momentos estratégicos para obter mais curtidas, salvamentos e comentários. Quanto maior o engajamento, maior a probabilidade de outros usuários se tornarem seguidores do seu perfil se gostarem das postagens.




3. Entenda como funciona o algoritmo do Instagram.


Entender como o algoritmo do Instagram funciona pode ajudar a melhorar a distribuição de conteúdo na rede social. Isso ocorre porque o código determina onde suas postagens aparecerão na linha do tempo e quais postagens aparecem para cada usuário.


O Instagram analisa a atividade de cada conta para direcionar postagens que possam ser de interesse dos usuários. Com base no que o usuário consome e interage com frequência, a rede social mostra as postagens com as quais ele tem maior probabilidade de se envolver.


Nas seções Explorar e Rolar, os algoritmos tentam corresponder aos gostos e hábitos do seu perfil para mostrar conteúdo relevante. Ambos consideram curtidas, compartilhamentos e postagens salvas pelo perfil.


4. Use tags relevantes em suas postagens.


O uso estratégico de hashtags em publicações pode aumentar o alcance de suas postagens. Ao alcançar mais usuários de redes sociais, é provável que você atraia seguidores para sua página. Posteriormente, uma empresa especializada em ferramentas focadas no Instagram analisou 18 milhões de postagens no feed da rede social e, ao comparar postagens com zero e 30 tags, concluiu que a cobertura de conteúdo usando o recurso aumentou 11%.


Hashtags são palavras-chave que devem ser relevantes para o conteúdo postado. Para encontrar os melhores termos e adicioná-los ao título do seu post, vale a pena usar uma ferramenta de sugestão de hashtag classificada por relevância, como “Hashtag Suggestion” e “Hashtag Finder”.


Lembre-se de evitar usar hashtags no Instagram para atrair seguidores, como #sigodevolta e #likesforlikes. Geralmente, eles atraem aqueles que estão interessados ​​apenas em interações superficiais.




5. Use a criatividade para escrever suas legendas.


Use títulos de postagem para chamar a atenção dos visitantes da página e transformá-los em seguidores. O Instagram suporta até 2.200 caracteres no campo de título, permitindo que você escreva conteúdo educacional completo. Por outro lado, publicações mais soltas exigem textos menores. A estratégia é intercalar o tipo de conteúdo, mas sempre atentar para a clareza da descrição. Lembre-se de usar recursos como emojis e frases de chamariz nas legendas.


6. Aposte no Reels do Instagram.


O Instagram Reels pode aumentar muito o alcance do seu perfil. Isso ocorre porque, em comparação com as postagens de fotos, os vídeos curtos aparecem quatro vezes mais na página Explorar. Vale ressaltar que cerca de 200 milhões de pessoas acessam essa seção diariamente. Além disso, o formato Reels é dinâmico e promove um consumo rápido, o que a torna muito popular entre os usuários das redes sociais.



7. Interaja com as pessoas nos seus stories.


O Instagram oferece uma variedade de ferramentas interativas para estórias, como adesivos de enquete, caixas de perguntas e questionários. Segundo a própria rede social, esses recursos foram responsáveis ​​por aumentar o tempo de visualização em três segundos em 90% das campanhas testadas.


Interações como caixas de perguntas e enquetes podem trazer conteúdo útil para seu visitante sobre seu perfil ou marca de forma interessante, aumentando suas chances de se tornar um usuário seguidor. Abrir e responder caixas de perguntas em vídeo também é um bom conselho para entrar em contato com o público.




8. Promova seu perfil do Instagram em outras redes sociais.


O último truque para ganhar seguidores no Instagram é divulgar sua conta em outras redes sociais como TikTok, Twitter e Facebook. Dessa forma, você pode atrair seguidores que seguem você em outras plataformas para o perfil do seu aplicativo.


Por exemplo, a rede social chinesa possui um recurso integrado que permite ativar botões de direção para o Instagram. Twitter e Facebook também têm recursos semelhantes. Aproveite para criar um post que atraia seus seguidores a clicar no seu perfil do Instagram, como um vídeo de acompanhamento em seu aplicativo.


Espero que você tenha curtido o post de hoje!


Um forte abraço!


Com informações de Later Blog

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