Engajar-se nas mídias sociais é importante e deve ser considerado um dos principais objetivos do planejamento de marketing. A busca por acesso é comum e representa o sucesso do relacionamento empresa-cliente.
Para atingir esse nível de engajamento, você precisa agir nas mídias sociais. Algumas estratégias garantem que o cliente sempre se sinta parte de seu público. Neste post veremos 6 estratégias para aumentar o seu engajamento do seu perfil.
1. Conheça bem o seu público
Como se comunicar corretamente e entregar o melhor conteúdo sem entender profundamente seu público? O primeiro passo é entender com quem você está falando, envolvendo questões básicas como:
– Gênero;
– Faixa etária;
– Região geográfica;
– Classe Social.
Avaliar essas características amplas pode então definir as personas, os clientes-modelo da empresa. As personas reúnem as principais características do público de uma marca e facilitam os objetivos de comunicação nas mídias sociais.
Uma vez que sua empresa tenha esse conhecimento, tudo pode ser direcionado com mais precisão. Você usará seu melhor tom, saberá explorar as principais redes sociais e conseguirá entregar conteúdo altamente relevante.
2. Produza e compartilhe conteúdo relevante para sua audiência.
Os usuários de mídia social são expostos a muito conteúdo durante uma simples rolagem da linha do tempo. Entre as muitas opções, destacar-se depende diretamente da qualidade do conteúdo que você publica.
Crie conteúdo original que potencialize a presença do seu negócio nas redes sociais pensando no seu público. Observe-os cuidadosamente antes de lançar e veja como eles realmente se comunicam com o conceito da sua empresa.
Vincular conteúdo relevante ao seu perfil de persona de compra é fundamental para aumentar o engajamento da sua marca nas mídias sociais e permanecer no topo.
3. Incentive seus seguidores a interagir nos seus posts
Existem várias maneiras de desencadear essa interação, por exemplo, no Instagram, as enquetes são uma ótima maneira de ganhar seguidores, e no Facebook, postagens simples podem gerar ótimas perguntas com vários comentários.
Considere como seu público-alvo irá interagir com você ao criar sua postagem. Responder aos comentários também é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, pois seu público se sentirá mais próximo do seu negócio.
4. Invista na qualidade visual das suas publicações!
Sua postagem deve se destacar entre milhares, então você precisa criar arte de alta qualidade e vídeos bem editados!
Combinar boas imagens com texto atraente pode melhorar muito o desempenho de suas postagens. Dessa forma, você consegue prender a atenção do cliente e conseguir transmitir a mensagem de forma dinâmica sem cansar a pessoa que a lê.
Vídeos merecem destaque neste tópico porque são o conteúdo mais consumido na internet no momento, então um bom trabalho pode ter grande impacto e engajamento.
5. Conduza sempre bons CTAs
A sigla CTA, significa "Call to Action", ou chamada para ação no bom português, representa uma das estratégias mais simples, mas que tem o maior poder de engajar o público na web. A proposta é simples: propor alguma ação para quem acompanha seu conteúdo.
O CTA incentiva os usuários a fazer coisas que terão resultados positivos. Por exemplo, uma empresa de comércio eletrônico acabou de lançar um novo produto e postou sobre ele nas mídias sociais. Boas imagens e descrições fortes são feitas. Bom saber o que o público pensa dele, né?
Neste ponto, o CTA é a chamada necessária à ação: “Diga-nos o que você pensa sobre este novo produto.” Este é um exemplo de execução dessa estratégia, neste caso, por meio de comentários nas publicações, há uma boa chance de ganhar engajamento nas redes sociais.
6. Consistência é a sua maior arma!
Seu engajamento nas redes sociais depende de uma comunicação regular com seu público, como você pode efetuar a diferença se não estiver visível para seus fãs?
Mantenha a regularidade nos seus posts, edite a programação de postagens para que alguns conteúdos sejam lançados automaticamente, isso melhora seu desempenho e garante que sua página não falte conteúdo.
Dessa forma, seus fãs se acostumam com sua presença online e postagens diárias, criando confiança. Assim você faz parte do dia a dia do seu público, o que faz com que seus clientes não percam sua postagem, você se tornará tão comum para seu público que o dia que você deixar de postar eles vão lhe cobrar.
Um forte abraço!
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